Dúvidas Frequentes


Nesta seção, respondemos as dúvidas mais frequentes. Caso sua pergunta não se encaixe em uma delas, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos à disposição para lhe ajudar.

1Os cursos são reconhecidos pelo MEC?
As IES -Instituições de Ensino Superior parceiras da Ipebras são credenciadas pelo Ministério da Educação, para ofertas de cursos de pós-graduação lato sensu.
2Qual formação é necessária para ingressar na Pós-Graduação?
O candidato deverá possuir formação em nível superior, obtida em curso superior sequencial de formação específica ou curso de graduação (tecnologia, bacharelado ou licenciatura), presencial ou à distância, devidamente autorizado.
3Formei em Curso Superior de Tecnologia, posso fazer pós-graduação?
Sim, é importante ressaltar que Cursos na modalidade de Tecnologia conferem o grau de tecnólogo e são cursos superiores, portanto, os formados podem prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.
4Posso fazer minha matrícula a qualquer momento?
As inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Não é necessário aguardar formação de turma.
5É possível eu concluir o curso em 6 meses?
Sim, na maioria dos cursos ofertados pelo IPEBRAS em parcerias com as IES credenciadas no MEC é possível concluir em um prazo de 6 meses contados à partir da data de colação de grau de seu curso superior, porém, este tempo depende também do próprio aluno, pois é necessário que todos os requisitos obrigatórios sejam concluídos em menos tempo, tais como: entregar as documentações (autenticadas em cartório), efetuar todos os pagamentos do curso e ser aprovado em todas as disciplinas e no TCC, com nota superior a 7 pontos. ATENÇÃO: O tempo mínimo para conclusão dos cursos com carga horária de 1000 horas ou mais também terão o prazo mínimo maior, neste caso o aluno deverá entrar em contato com a instituição para saber melhor sobre o prazo.
6O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório ?
Sim. O TCC é um Artigo Científico que deverá ser confeccionado conforme as normas da ABNT.
7Qual é a nota mínima para aprovação?
O aluno deverá obter nota igual ou superior a 70% para aprovação nas avaliações e no TCC. O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 07 pontos, deverá realizar uma recuperação, bastando abrir um protocolo de atendimento no AVA, solicitando a recuperação.
8Quantas páginas são necessárias para o desenvolvimento do TCC?
O TCC deverá ser desenvolvido entre 05 e 10 páginas, contadas a partir do RESUMO.
9Como faço para encaminhar o meu TCC?
O TCC deverá ser encaminhado para o e-mail: tutores@ipebras.com.br. Após o recebimento do mesmo, o setor responsável fará a correção em um prazo de até 30 dias úteis após o recebimento.
10O TCC poderá ser uma Monografia?
Sim. O TCC poderá ser um Artigo Científico ou uma Monografia e deverá conter os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Palavras-chave, Desenvolvimento, conclusão e Referências.
11Quais temas e referências poderão ser utilizados para o meu TCC?
O Tema do seu TCC deverá estar pertinente ao curso de Pós-Graduação que você faz, assim como o título e todo o conteúdo do mesmo.
12Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?
Sim, pode. Contudo, é preciso estar ciente que o que habilita ao exercício de uma profissão é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar ninguém a exercer funções que dependam de habilitação adquirida no curso de graduação.
13Se em minha cidade não houver encontros presenciais, o que devo fazer?
O aluno deverá entrar em contato com a Instituição para se informar de sua agenda educacional.
14Fiz uma Pós-Graduação em outra Faculdade e gostaria de eliminar as disciplinas afins, como faço?
Você deverá encaminhar o seu certificado da Pós-Graduação (fotocópia autenticada) concluída juntamente com o histórico (fotocópia autenticada) para uma análise curricular. Poderá encaminhar pelo correio aos cuidados do setor pedagógico. O setor fará a análise e encaminhará para o aluno a resposta. Lembre-se que, independente da quantidade de disciplinas dispensadas o aluno pagará o mesmo valor das mensalidades.
15Há taxa de inscrição?
Sim. A taxa de inscrição existe e deve ser paga preferencialmente no ato da inscrição para o representante local, ou através de boleto bancário emitido pelo IPEBRAS.